top of page
Buscar
  • Foto do escritorDra Virginia Moreira

Como apoiar alguém com câncer?


Apoiar alguém com câncer é extremamente importante, pois o diagnóstico pode ser uma experiência emocionalmente e fisicamente desafiadora. Na maioria dos casos, essa notícia é uma surpresa que deixa muitos sem nenhuma noção de como reagir.


No artigo de hoje você encontra alguns passos que podem te auxiliar a como encarar e, acima de tudo, apoiar um paciente do câncer.


Receber o diagnóstico de câncer pode ser uma surpresa desagradável e difícil tanto para o paciente, quanto para a família e amigos. Nesse momento, o apoio é fundamental e precisa ser demonstrado da maneira correta.


Mostre empatia e esteja presente na rotina

Esse deve ser o primeiro passo. É necessário ser empático para que a pessoa se sinta ouvida e compreendida. Ofereça soluções simples para passar o tempo, além de companhia ou ajuda em tarefas cotidianas.


Saiba escutar

Deixe a pessoa falar sobre seus medos e preocupações, sem tentar minimizar a situação. Ofereça uma escuta atenta e sem julgamento. Não tente mudar o assunto ou oferecer conselhos, já que as orientações adequadas devem partir do médico.


Respeite a privacidade

Forneça espaço e tempo para lidar com o diagnóstico e o tratamento. Não se sinta ofendido se a pessoa não quiser compartilhar tudo com você. E lembre-se, cada um lida com esses sentimentos de maneira individual.


Seja ético

Não compartilhe informações sobre a pessoa e o seu diagnóstico sem a sua permissão. Também não dê dicas de tratamentos alternativos ou indique medicações. Cada paciente recebe um acompanhamento específico e é o médico que deve ficar encarregado dessa função.


Se mantenha presente durante o tratamento

O tratamento do câncer pode ser longo e difícil, e talvez seja necessário apoio contínuo durante todo o processo. A sua companhia pode fazer total diferença nessa jornada.


A sua presença e amizade são fundamentais não só no momento do diagnóstico, mas também ao longo do tratamento. Isso ajuda a manter o paciente mais otimista e ainda mais focado.


Com amor, apoio e compromisso, você pode ajudar pacientes com câncer a se manterem fortes e positivos em meio a esse momento.

6 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page